Portaria

A portaria do condomínio é feita por uma empresa particular.

Os porteiros são responsáveis pelo controle de acesso ao condomínio (seja pelos portões dos carros ou pelo portão de pedestres), pelo monitoramento da cerca elétrica, pelo monitoramento do sistema de cameras e pelo recebimento e entrega da correspondência. Veja o artigo sobre Correspondência.

Eles também são responsáveis pela limpeza da portaria no final do turno, e pela separação e entrega da correspondência para o morador quando este passa pela portaria. Assim como de notificar a administração de quaisquer problemas ocorridos.

Controle de Acesso

O procedimento de controle de acesso pelo porteiro é feito da seguinte forma:
  • ao reconhecer um morador, o porteiro permite o acesso;
  • se o motorista não for reconhecido, deve se identificar.
O tags para carros é destinado somente a moradores. E serve apenas como orientação aos porteiros, ele não garante a entrada no condomínio.

O sistema de identificação para veículos com etiquetas RFID, é idêntico ao usado em shoppings e pedágios. O carro ao se aproximar do condomínio aciona o sistema de identificação. Com isso a abertura do portão é mais eficiente, o porteiro não precisa reconhecer o morador, e pode também providenciar a entrega de correspondência. Se voce não possui uma etiqueta entre em contato com a administração para fazer o seu cadastro. 

A entrada a pé também possui um sistema de identificação eletrônico por aproximação. 

Se for um funcionário ou prestador de serviço de um condômino:
  • só é permitida a entrada nos horários de 08:00 às 12:00, e de 13:30 às 18:00;
  • fora desses horários, somente acompanhado do morador;
  • não são permitidas obras durante sábados à tarde, domingos e feriados, portanto não é permitido a entrada do pessoal das obras nestes dias.
Se for um visitante:
  • deve identificar-se pelo interfone, com os portões fechados;
  • se estiver de carro não pare no portão de entrada, estacione ao lado antes de se identificar;
  • o porteiro entra em contato com o morador e verifica a autorização de entrada, mesmo se for um familiar, amigo ou alguém que visita o morador com frequência. O contato é sempre obrigatório;
  • se o morador providenciou espaço de estacionamento e autorizou a entrada do carro, o portão pode se aberto, caso contrário o visitante deve estacionar fora do condomínio.
Devido a problemas de segurança e excesso de velocidade, operadores de tele-entrega só podem entrar no condomínio a pé. Veículos de prestadores de serviço só podem entrar para descarregar material. Veja o artigo sobre Circulação de Veículos.

Problemas

Quando ocorre algum problema com a cerca elétrica, com os portões de acesso, ou com o sistema de cameras, eles acionam o síndico, que por sua vez aciona a empresa de manutenção respectiva. 

No caso de falta de luz, o porteiro bloqueia o acesso de um dos portões de carros, e fica junto ao outro portão para fazer a abertura manual do mesmo (inclusive em caso de chuva).

Nenhum comentário:

Postar um comentário